O Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo contém um valoroso acervo de dados estatísticos que transmite ao leitor informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os dados disponibilizados permitem identificar padrões de comportamento, como tendência e sazonalidade, existentes nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro.
Confira, a seguir, os anuários disponíveis:
O CGNA disponibiliza para a Comunidade ATM as previsões de demanda ANUAL e QUINQUENAL, considerando os 34 principais aeródromos do país, com o objetivo de contribuir para o planejamento ATM e a tomada de decisões gerenciais. A previsão ANUAL poderá sofrer atualizações mensais, enquanto a previsão QUINQUENAL (para os próximos cinco anos) deve ser atualizada uma vez por ano, em janeiro.
O Relatório Comparativo é composto de um acervo de dados estatísticos, tendo em vista poder disponibilizar informações relativas ao comportamento do tráfego aéreo nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características.
Acompanhe as informações referentes ao Plano de Operações - Retomada COVID-19.
resources_desc_rel_pos_op_plan_de_ret_covid19
Fonte de informação oficial para referenciar todas as publicações oficiais convencionais e não convencionais em vigor aprovadas pelo DECEA.
Legislações
- ICA 100-22 - Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
- ICA 100-41 - Regras de Alocação de Slot para Aviação Geral em Aeródromos Coordenados
- ICA 102-5 - Endereçamento de Aeronaves
- MCA 100-14 - Capacidade do Sistema de Pistas
- MCA 100-17 - Capacidade de Setor ATC
- NOGEF - Normas Operacionais do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo
Formulários
O Playbook de Rotas tem por objetivo apresentar as Rotas Preferenciais e Alternativas utilizadas no espaço aéreo brasileiro, dando previsibilidade aos usuários, além de permitir um melhor planejamento dos voos, visando aumentar a fluidez e a segurança operacional do tráfego aéreo.
Rotas Preferenciais e Alternativas
A aplicação de rotas preferenciais IFR tem por objetivo otimizar o uso do espaço aéreo, permitir melhor planejamento dos voos e aumentar a fluidez do tráfego aéreo, mantendo os elevados índices de segurança operacional, e serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, conforme descrito na AIP-Brasil Parte ENR 1.15.
Rotas Programadas Táticas
Devido ao impacto na demanda de Tráfego Aéreo causado pela pandemia do coronavírus (COVID-19), essas rotas foram criadas com o objetivo de padronizar o Serviço ATC no que tange à possibilidade de encurtamentos táticos entre os pares de cidades mais utilizados atualmente pelas empresas aéreas.
Lista de Rotas Preferenciais/Alternativas - 02/03/2021
Lista de Rotas Preferenciais/Alternativas - 02/03/2021
Histórico - Plano de Operações - Retomada COVID-19
Relatório de Infraestrutura de Aeroportos
Análise Semanal
- Estratégica - Aeroportos
- Estratégica - Espaço Aéreo
- Pós-operações - Aeroportos
- Pós-operações - Espaço Aéreo