Devido a presente Pandemia, a CARSAMMA tomou a iniciativa de, extraordinariamente, centralizar e divulgar diariamente neste Portal Operacional do CGNA as informações recebidas dos países da Região CAR/SAM.

Desta forma, para tal fica disponibilizado o e-mail: carsamma@cgna.gov.br.

Sugere-se que as informações sejam, exclusivamente, relacionadas às providências tomadas por conta da crise gerada pelo COVID-19.

Em paralelo, cabe lembrar que o CGNA possui em sua estrutura operacional, operando 24 horas, a Gerência Regional Sul-Americana (GRS), a qual pode ser contactada através dos telefones +55 21 2101-6390 / +55 21 2101-6792 ou e-mail grsam@cgna.gov.br ou ainda pelo telefone celular com aplicativo de mensagens (WhatsApp) +55 21 98554-3177.

Esta agência lembra que as informações divulgadas são de responsabilidade de cada Estado, e sua divulgação nesta página não isenta os operadores de aeronaves de consultarem as publicações aeronáuticas regulares, incluindo os NOTAMs.

Seguem no mapa abaixo as informações provenientes dos países da Região CAR (compiladas por site ICAO) e de cada um da Região SAM. Basta clicar nos pins para ter a acesso aos arquivos recebidos.




Atualizado em 22/10/2020 às 21:45 UTC


A Agência Regional de Monitoração das Regiões do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA) foi estabelecida para prover o suporte durante o uso seguro contínuo do Mínimo de Separação Vertical Reduzido (RVSM) no espaço aéreo das regiões CAR/SAM. Os deveres e as responsabilidades principais da CARSAMMA incluem: • Supervisionar todos os aspectos do funcionamento da navegação horizontal e vertical, incluindo o desempenho da “manutenção de altitude”; • Supervisionar o estado da aprovação de aeronaves a fim de manter o índice de operações de aeronaves não-aprovadas no espaço aéreo RNP/RVSM dentro de limites aceitáveis; • Conduzir a avaliação de segurança antes e depois da implementação do RVSM nas Regiões CAR/SAM e divulgar os resultados apropriadamente; • Estabelecer e manter uma base de dados das aprovações RVSM; • Facilitar a transferência dos dados de aprovação com outras agências regionais de monitoração.